O Parque Nacional da Serra da Bocaina está situado na divisa entre os estados do Rio de Janeiro e de São Paulo. É um segmento da Serra do Mar que tem 134 mil hectares.
Cerca de 60% do parque se concentram no Rio de Janeiro, deste total 40% está em Paraty. Ali há diversos tipis de atrações turísticas naturais, como a Cachoeira Santo Isidro, a Cachoeira das Posses e a Cachoeira dos Veados.
O ponto mais elevado do parque é o Pico do Tira o Chapéu, com 2.088 metros acima do nível do mar, ou seja, um dos lugares mais altos do Estado de São Paulo. Observar a fauna e a flora de expressiva biodiversidade é uma das atividades preferidas dos turistas que visitam a região.
Em média, 60% da vegetação é composta por mata nativa (mata atlântica), e o restante de mata regenerada (secundária). As araucárias, cedros, embaúbas, palmitos e bromélias desçam-se no meio da flora. Se sabe que meio a fauna nativa, ali vive espécies como onça-pintada, suçuarana, preguiça de coleira, sagui da serra escuro, e inúmeras aves que dão espaço ao birdwatching.